Como usar a serra tico-tico para fazer cortes mais limpos em madeira

A serra tico-tico pode ser usada para cortes retos e precisos, mas é preciso tomar algumas providências simples.

A serra tico-tico é versátil, prática e bem simples de usar mas, se não houver certo cuidado, os cortes com ela serão relativamente grosseiros, especialmente se comparados aos cortes mais comuns com serras de mesa, ou mesmo com uma serra circular.

Uma das grandes vantagens da tico-tico em relação às demais serras elétricas é que ela permite fazer cortes em curva. Isso não significa que você não pode ser preciso nos cortes retos, e uma das maneiras mais simples é usar outra peça reta como guia na hora de serrar, como na imagem acima. Muitos marceneiros (eu inclusive) têm guias previamente preparadas para isso, sempre à mão, e em alguns casos é possível comprar uma guia de corte como acessório para a serra.

Além de fixar bem a guia, de não empurrar com muita força a serra e nem usar uma serra gasta ou cega, temos algumas dicas menos óbvias, a seguir.

  1. Escolha uma lâmina com mais dentes por polegada. As lâminas para madeira mais comuns, inclusive a que deve ter acompanhado sua serra tico-tico quando você a comprou, são de 6 a 8 dentes por polegada, frequentemente com dentes salteados, adequados para cortar rapidamente. Para cortes retos mais limpos, prefira um número mais próximo de 20 dentes por polegada.

  2. Mencionei os dentes salteados, e vou explicar: originalmente as lâminas para madeira vinham com dentes alternados para cada lado ("set teeth", imagem acima à esquerda), apropriado para cortes rápidos, pois "rasgam" a madeira. Lâminas mais modernas estão disponíveis com dentes retos ("inline teeth", acima à direita), que cortam a madeira sem dilacerar, em um corte suave e da mesma espessura da própria serra.
  3. Para cortes lisos em madeira leve, configure a velocidade da serra próximo ao máximo, reduzindo caso encontre resistência. Madeiras mais duras exigem velocidades menores, evitando danos – inclusive queimaduras, especialmente em serras com mais dentes. Em ambos os casos, se o corte for reto, desative o recurso de movimento orbital da lâmina, se a sua serra tiver.

  4. Coloque para baixo o lado da madeira que vai ficar mais visível. A não ser que você esteja usando uma lâmina com dentes reversos (que apontam para baixo, cortando na descida e não na subida – como a de cima na imagem acima), claro. Para quando houver visibilidade plena a ser preservada nos 2 lados da madeira, existem lâminas especiais bi-reversas, que cortam para cima até a metade de sua altura, e para baixo na outra metade.

Para completar, lembre-se que geralmente o preço da lâmina é menor do que o preço da peça que você está serrando, portanto lembre-se de descartar as lâminas assim que perceber que elas não estão mais cortando como deveriam, e de pesquisar com lâminas diferentes (testando em peças que você possa descartar) até encontrar a mais adequada para seus trabalhos.