Saiba usar o anel seletor de torque da sua parafusadeira

As parafusadeiras de maior potência, incluindo algumas furadeiras com função de parafusadeira, geralmente possuem um anel seletor de torque, que fica próxima à base do eixo rotatório, como a cinta numerada indicada pela seta no modelo da Black and Decker mostrado na ilustração a seguir:

O que esse seletor faz é definir o limite máximo de torque (a intensidade da torção) que a parafusadeira aplicará, de forma que, caso esse limite seja alcançado, ela acionará um mecanismo tipo embreagem, que permitirá que o motor continue girando, mas o eixo pare de girar.

Trocando em miúdos: quanto mais alto o número selecionado, maior será a força máxima de torção que a ferramenta aplicará ao parafuso.

A regra geral é usar números menores para os parafusos pequenos e materiais delicados, e números maiores para parafusos maiores e materiais mais duros.

Se você ainda não domina a seleção de torque, use a regra prática adotada por muitos hobbystas: comece selecionando o número que for a metade da escala da sua parafusadeira (ou seja: se ela vai até 30, selecione 15) e, caso note que está forçando demais, reduza; pelo contrário, caso a parafusadeira pare de avançar antes de completar o serviço, aumente o número.

Note que o melhor é "errar para baixo": se você colocar um número baixo demais, o que vai acontecer é que a parafusadeira vai "girar em falso", sem produzir nenhum efeito, e aí você ajustará para um número maior até conseguir completar o serviço. Pelo contrário, se você começar com um número alto demais, pode gerar efeitos negativos tais como continuar parafusando mesmo depois de a cabeça do parafuso já ter chegado à superfície da madeira, ou mesmo quebrar um parafuso que não suporte o excesso de torque, caso a madeira o prenda demais.